A reversão do hiato de gênero na educação brasileira no século XX

Autores

  • Kaizô Iwakami Beltrão Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
  • José Eustáquio Diniz Alves Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

Palavras-chave:

Gênero, Mulheres, Educação Formal, Diferenças Sexuais

Resumo

A redução do hiato de gênero e o maior acesso das mulheres à educação são objetivos explícitos da IV Conferência da Mulher (1995), do Fórum Mundial de Educação (2000) e da Cúpula do Milênio (2000). As conferências internacionais promovidas pela Organização das Nações Unidas recomendam ações para eliminar as discriminações contra o sexo feminino em todos os campos de atividade, especialmente na educação. O hiato de gênero e o déficit educacional das mulheres sempre fizeram parte da realidade brasileira. Contudo, as mulheres conseguiram eliminar e reverter esse hiato ao longo do século XX. Este artigo tem como objetivo principal analisar quando se deu a reversão do hiato de gênero na educação no Brasil. Para isso, apresentaremos as informações educacionais dos censos demográficos de 1960 a 2000, segundo níveis de escolaridade, desagregadas por sexo e por coortes de nascimento. Essa metodologia nos permitirá acompanhar a evolução do hiato de gênero das coortes nascidas após 1890 até o ano 1995.

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Biografia do Autor

Kaizô Iwakami Beltrão, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

José Eustáquio Diniz Alves, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

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Publicado

30-04-2009

Como Citar

Beltrão, K. I., & Alves, J. E. D. (2009). A reversão do hiato de gênero na educação brasileira no século XX. Cadernos De Pesquisa, 39(136), 125–156. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/277

Edição

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