Teoria do currículo: o que é e por que é importante

Autores

  • Michael Young Universidade de Londres (Reino Unido), Londres, Inglaterra

Palavras-chave:

Currículo, Conhecimento, Teoria do Currículo

Resumo

Este artigo discute a importância da teoria do currículo e de seus especialistas no debate contemporâneo sobre currículo escolar. Após um breve relato sobre a evolução no campo dos estudos curriculares, o autor discorre sobre os papéis crítico e normativo da teoria do currículo, sugerindo que esses dois objetivos têm sido separados, em detrimento de ambos. Em seguida, ao defender que a educação é uma atividade prática e especializada, o autor sugere que a teoria do currículo una esses dois papéis e enxergue o currículo como forma de conhecimento especializado. Finalmente, postula que os teóricos do currículo se debrucem sobre como desenvolver currículos que ampliem – e não somente reproduzam – as oportunidades de aprendizagem.

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Biografia do Autor

Michael Young, Universidade de Londres (Reino Unido), Londres, Inglaterra

Instituto de Educação, da Universidade de Londres (Reino Unido)

m.young@ioe.ac.uk

Referências

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Publicado

31-03-2014

Como Citar

Young, M. (2014). Teoria do currículo: o que é e por que é importante. Cadernos De Pesquisa, 44(151), 190–202. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/2707

Edição

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