Formação contínua a distância: gestão da aprendizagem e dificuldades dos professores

Autores

  • Paulo Sérgio Garcia
  • Nelio Bizzo

Palavras-chave:

Ensino a Distância, Educação Continuada, Formação de Professores, Ciências.

Resumo

Este artigo visa a evidenciar a gestão de aprendizagem e dificuldades dos professores de ciências que participaram de programas de formação contínua na modalidade educação a distância. Em um estudo de caso, os dados foram coletados mediante entrevistas e questionários. Em relação às dificuldades, foram identificados cinco domínios: conteúdo, tecnologia, tempo disponível, didático pedagógico e pessoal. Neste domínio, as variáveis interligadas “idade” e “tempo de docência”, além de “experiência” demonstraram significância para discriminar o grupo de sucesso. Professores mais jovens e com pouco tempo de docência tiveram menor aproveitamento. Diferentes estratégias de gestão de aprendizagem foram evidenciadas, com recurso de tempo livre à noite e aos finais de semana. Os resultados poderão ser de utilidade para planejar atividades para educação contínua a distância de professores em exercício.

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Biografia do Autor

Paulo Sérgio Garcia

Nelio Bizzo

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Publicado

31-08-2013

Como Citar

Garcia, P. S., & Bizzo, N. (2013). Formação contínua a distância: gestão da aprendizagem e dificuldades dos professores. Cadernos De Pesquisa, 43(149), 662–681. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/2670

Edição

Seção

Outros Temas

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