Desafios do modelo brasileiro de inclusão digital pela escola

Autores

  • Lena Lavinas
  • Alinne Veiga

Palavras-chave:

Inclusão Digital, Avaliação do Programa, Políticas Públicas.

Resumo

Este artigo discute os rumos da política pública de inclusão digital nas escolas com base nos resultados da pesquisa de avaliação de impacto e de processo do Projeto UCA-Total (Um Computador por Aluno) realizada em cinco municípios onde foi implementado no decorrer de 2010 e 2011. A avaliação de impacto, de caráter longitudinal, foi feita através de um survey domiciliar aplicado em duas ondas. A pesquisa de processo associou diversas metodologias qualitativas, como grupos focais, entrevistas e visitas a campo. Limita-se aqui aos resultados derivados da pesquisa de painel, que revelam o baixo nível de aproveitamento do Projeto e um padrão de funcionamento bastante divergente em razão de vantagens e debilidades locais. Seu enorme potencial não foi até hoje completamente aproveitado.

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Biografia do Autor

Lena Lavinas

Alinne Veiga

Publicado

31-08-2013

Como Citar

Lavinas, L., & Veiga, A. (2013). Desafios do modelo brasileiro de inclusão digital pela escola. Cadernos De Pesquisa, 43(149), 542–569. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/2665

Edição

Seção

Outros Temas

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