Do trabalho à formação de professores

Autores

  • Menga Lüdke Universidde Católica do Rio de Janeiro
  • Luiz Alberto Boing Centro Pedagógico Pedro Arrupe

Palavras-chave:

Formação de Professores, Qualificação, Trabalho, Universidades

Resumo

Focaliza-se o trabalho como via de realização pessoal, no caso do professor da educação básica como ponto de partida para sua formação. O magistério, um trabalho considerado fácil, na verdade envolve muitas dificuldades, que se refletem como desafios à formação de futuros professores. São analisados alguns desses desafios e a contribuição de autores, dedicados ao seu estudo, como Nóvoa, Saviani, Tardif, Lessard, Dubet, Vincent, Labaree, procurando olhar para o trabalho real efetuado pelo professor como inspiração para a sua formação. Hoje, sob a responsabilidade da universidade, ela está marcada por forte acento no aspecto teórico, ficando o da prática bem menos atendido. Atentar ao trabalho realizado pelo professor pode ajudar a aproximá-la das necessidades que o futuro professor irá enfrentar. Para tanto é urgente que se construa uma parceria efetiva entre as duas instituições formadoras do professor, a universidade e a escola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

31-08-2012

Como Citar

Lüdke, M., & Boing, L. A. (2012). Do trabalho à formação de professores. Cadernos De Pesquisa, 42(146), 428–451. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/26

Edição

Seção

Tema em Destaque