Autoridade, infância e “crise na educação”

Autores

  • Mariane Inês Ohlweiler Centro Universitário – Univates – Lajeado - RS
  • Rosa Maria Bueno Fischer Universidade Federal do Rio Grande do Sul – PPGEdu /UFRGS – Porto Alegre

Palavras-chave:

Autoridade, Crise na Educação, Infância

Resumo

Este texto discute o conceito de autoridade em Hannah Arendt, articulando-o ao pensamento de outros autores, como Dufour e Agamben, em relação à chamada “crise na educação” e aos questionamentos acerca dos modos de educar novas gerações. Fazemos a análise de depoimentos de crianças de 8 a 11 anos, de uma escola pública, com o objetivo de problematizar as percepções que têm sido construídas acerca da dificuldade de educar. O estudo indica que as crianças concebem a educação como “cada vez pior” e apontam diferenças significativas entre modos de educar e de exercer o poder hoje em relação ao que ocorria com gerações anteriores. A análise sugere a urgência de estudos que articulem práticas de autoridade com o exercício da escuta e da circulação da palavra entre as diferentes gerações.

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Biografia do Autor

Mariane Inês Ohlweiler, Centro Universitário – Univates – Lajeado - RS

Rosa Maria Bueno Fischer, Universidade Federal do Rio Grande do Sul – PPGEdu /UFRGS – Porto Alegre

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Publicado

30-04-2013

Como Citar

Ohlweiler, M. I., & Fischer, R. M. B. (2013). Autoridade, infância e “crise na educação”. Cadernos De Pesquisa, 43(148), 320–239. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/257

Edição

Seção

Outros Temas