A crise epistemológica na educação física: implicações no trabalho docente

Autores

  • Cláudio Pellini Vargas Universidade Católica de Petrópolis
  • Antonio Flavio Barbosa Moreira Universidade de Londres

Palavras-chave:

Educação Física, Professores, Trabalho, Identidade

Resumo

Neste texto focalizamos a crise da Educação Física, situando-a na crise pela qual passa a modernidade. Destacamos, inicialmente, o embate entre razão e corpo (racionalidade e sensibilidade), argumentando que tal dicotomia é causa central da crise. A seguir, procuramos distinguir os aspectos identitários do oblato e do trânsfuga, com base em considerações de Ricardo Vieira, aplicando essa distinção à dicotomia mente/corpo. Em um terceiro momento, ressaltamos a importância do trabalho docente para o aprofundamento do processo de formação do professor de Educação Física. Por fim, apresentamos e analisamos, com base em nossas experiências acadêmicas e profissionais, exemplos de reais situações do trabalho docente, relacionando-as à falta de identidade epistemológica que afeta a profissão docente, assim como às perspectivas do oblato e do trânsfuga. Destacamos, ainda, desafios a serem superados pelos professores da disciplina escolar no contínuo processo de autoformação, insistindo no ponto de vista de que a maior compreensão do trabalho docente pode favorecer tal processo.

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Biografia do Autor

Cláudio Pellini Vargas, Universidade Católica de Petrópolis

Antonio Flavio Barbosa Moreira, Universidade de Londres

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Publicado

31-08-2012

Como Citar

Vargas, C. P., & Moreira, A. F. B. (2012). A crise epistemológica na educação física: implicações no trabalho docente. Cadernos De Pesquisa, 42(146), 408–427. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/25

Edição

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