Entre políticas de qualidade e a qualidade das práticas

Autores

  • Maria Malta Campos Fundação Carlos Chagas

Palavras-chave:

Educação Infantil, Avaliação, Qualidade da Educação, Política educacional

Resumo

O artigo compara os diferentes percursos seguidos pelo debate e pelas políticas de avaliação da qualidade da Educação Infantil e das demais etapas educacionais, mostrando como até recentemente essa evolução apresentou traços muito distintos. Aponta, porém, que essa tendência parece estar mudando recentemente, com a crescente pressão pela introdução de sistemas externos de avaliação de resultados nas redes de Educação Infantil, seguindo modelos já implantados nos outros níveis de ensino. A partir dessa constatação, o artigo discute alguns dos dilemas e dos desafios que se colocam para as políticas e programas de Educação Infantil em relação à avaliação de seus resultados, tanto na perspectiva da aferição de sua qualidade presente, como também tendo em vista seu impacto no aproveitamento escolar das crianças na continuidade de sua educação

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Biografia do Autor

Maria Malta Campos, Fundação Carlos Chagas

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Publicado

30-04-2013

Como Citar

Campos, M. M. (2013). Entre políticas de qualidade e a qualidade das práticas. Cadernos De Pesquisa, 43(148), 22–43. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/247

Edição

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