Políticas educativas e modos de subjectivação da profissão docente

Autores

  • José Alberto Correia Universidade do Porto
  • Luísa Álvares Pereira Universidade de Aveiro
  • Henrique Vaz Universidade do Porto

Palavras-chave:

Professores, Identidade, Trabalho, Políticas Educacionais

Resumo

Com este texto, pretende analisar-se a influência das políticas educativas nos contextos e no trabalho do professor. A partir de um conjunto de informações empíricas, recolhidas no decurso de dois projectos de investigação, foi possível descrever as modalidades através das quais os professores gerem o seu sofrimento profissional. Por outro lado, estes mesmos dados também permitiram caracterizar um conjunto de “ideologias profissionais defensivas”, discernindo-se, igualmente, as tensões existentes entre as figuras dos jovens e dos alunos que frequentavam um determinado conjunto de escolas secundárias em Portugal. Com base na reinterpretação dessa mesma informação empírica, serão ainda analisados os efeitos que assumem as actuais políticas educativas no reforço da alienação e da exploração do trabalho docente.

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Biografia do Autor

José Alberto Correia, Universidade do Porto

Luísa Álvares Pereira, Universidade de Aveiro

Henrique Vaz, Universidade do Porto

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Publicado

31-08-2012

Como Citar

Correia, J. A., Pereira, L. Álvares, & Vaz, H. (2012). Políticas educativas e modos de subjectivação da profissão docente. Cadernos De Pesquisa, 42(146), 388–407. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/24

Edição

Seção

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