As políticas de diversidade na educação no governo Lula

Autores

  • Sabrina Moehlecke Universidade Federal do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Diversidade, Políticas Públicas, Educação, Ação Afirmativa

Resumo

Esse artigo tem como objetivo analisar, particularmente, como o Ministério da Educação durante o governo Lula, em sua primeira gestão (2003-2006), se posicionou diante da questão da diversidade, temática cada vez mais presente no debate educacional brasileiro. A partir do campo das políticas públicas, procura-se observar até que ponto a diversidade foi um princípio que orientou a agenda do governo no período. Inicialmente, é feita uma análise documental de programas, ações e relatórios de gestão, por meio da qual se identificam novos arranjos institucionais no MEC, além de vinte e quatro ações direcionadas à "diversidade". Contudo, observam-se pelo menos três sentidos distintos e, por vezes, contraditórios, que podem ser associados à concepção de "diversidade": a) a idéia de inclusão social; b) de ações afirmativas; c) de políticas de diferença. Nota-se que, apesar de as chamadas "políticas de diversidade" terem alcançado maior grau de institucionalização no governo Lula, as concepções que norteiam suas ações ainda são muito díspares e apropriadas de forma fragmentada pelas secretarias. Há evidências de disputas internas no governo pela definição de projetos educacionais com propostas diferentes para responder às demandas de movimentos sociais pelo reconhecimento das diversidades.

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Biografia do Autor

Sabrina Moehlecke, Universidade Federal do Rio de Janeiro

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Publicado

20-08-2009

Como Citar

Moehlecke, S. (2009). As políticas de diversidade na educação no governo Lula. Cadernos De Pesquisa, 39(137), 481–487. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/233

Edição

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