Pesos nominais e pesos efetivos no vestibular do CESCEM

Autores

  • Carmen Barroso

Palavras-chave:

Concurso vestibular, Escala de avaliação

Resumo

Na grande maioria das vezes, os escores obtidos em testes educacionais e psicológicos, assim como as notas e conceitos atribuídos pelo professor, não constituem medidas absolutas. Para interpretar o significado da nota de um indivíduo, não basta conhecer o seu valor. É necessário compará-la a um esquema de referência mais amplo, que pode ser um critério fixado a priori, no caso de avaliação de objetivos operacionalmente especificados, ou a distribuição das notas obtidas pelos demais alunos, quando se pretende comparar diferenças individuais. A necessidade de interpretar a nota de um indivíduo em função da distribuição das notas do grupo é bastante evidente no exame vestibular, que tem caráter classificatório, onde o que realmente importa é a posição relativa do indivíduo no grupo. Como o objetivo é selecionar os "melhores", a admissão de um candidato qualquer dependerá do número daqueles que obtiveram escores mais altos que o seu.

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Publicado

30-12-1972

Como Citar

Barroso, C. (1972). Pesos nominais e pesos efetivos no vestibular do CESCEM. Cadernos De Pesquisa, (6), 5–12. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1872

Edição

Seção

Artigos