A inclusão da criança com necessidades especiais na visão de berçaristas

Autores

  • Fabiana Cristina Frigieri Vitta Faculdade de Filosofia e Ciências, da Universidade Estadual Paulista/Campus de Marília

Palavras-chave:

Creches, Desenvolvimento da Criança, Educação Inclusiva

Resumo

A inserção das crianças de zero a 18 meses em creches poderá estimular o seu desenvolvimento motor e perceptocognitivo, podendo essa fase ser considerada a primeira da educação inclusiva. Objetivou-se verificar as concepções das profissionais do berçário relativas à inserção da criança com necessidades especiais na rotina de atividades desenvolvidas. Foram entrevistadas sete berçaristas da Secretaria Municipal de Educação de Bauru. Os dados, organizados segundo categorias analíticas: conceitos relativos ao processo de inclusão, benefícios para a criança e diferenças entre as crianças nessa faixa etária, foram submetidos à análise qualitativa. Os resultados mostraram que a inclusão de crianças com necessidades especiais é vista com reservas, explicitando ideias preconcebidas sobre a deficiência. Eles se justificam pela falta de conhecimento do desenvolvimento infantil e dos fatores que o envolvem, bem como pelo fato de os profissionais vincularem suas atividades às experiências pessoais.

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Biografia do Autor

Fabiana Cristina Frigieri Vitta, Faculdade de Filosofia e Ciências, da Universidade Estadual Paulista/Campus de Marília

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Publicado

30-04-2010

Como Citar

Vitta, F. C. F. (2010). A inclusão da criança com necessidades especiais na visão de berçaristas. Cadernos De Pesquisa, 40(139), 75–93. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/186

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