Percepção social em crianças: estereótipos sexuais na percepção da família
Palavras-chave:
Famílias, Estereótipos, Papéis sexuais, Percepção, Crianças, Autoconceito.Resumo
O artigo relata os resultados de um estudo exploratório sobre percepção social em crianças, de ambos os sexos e de três grupos etários (5, 7 e 9 anos). Foram testadas 180 crianças de várias escolas particulares de São Paulo, através de um instrumento (TPS) no qual bonecos representando a família da criança são classificados em várias dimensões, tais como força e atividade. Os resultados mostram que as crianças progressivamente incorporam às suas percepções os estereótipos culturais a respeito dos papéis masculinos e femininos. Os estereótipos também afetam substancialmente o desenvolvimento do autoconceito de meninos e meninas.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 1977 Cadernos de Pesquisa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).