Mestrado em educação no Brasil: retenção e produtividade
Keywords:
Mestrado, EducaçãoAbstract
Este estudo apresenta uma descrição dos alunos e dos cursos de mestrado em Educação no Brasil e uma análise dos fatores determinantes da retenção dos alunos nesses cursos. As populações estudadas consistem nos alunos titulados no período de janeiro de 1972 a junho de 1976 e nos vinculados há mais de dois anos aos cursos e que ainda não obtiveram o título de mestre. Os dados foram obtidos a partir de levantamento junto aos cursos, alunos vinculados e titulados. Os dados foram interpretados e tabulados usando-se técnicas de estatística descritiva e posteriormente analisados segundo um modelo de análise de regressão múltipla para verificar o grau de relação entre a retenção, variável dependente, e as independentes sugeridas pela literatura pertinente e por uma reflexão sobre o tema. A população estudada mostra que mais de dois terços do alunado é do sexo feminino, sendo metade solteira e metade casada, com uma média de idade de ingresso nos cursos de 34 anos e em grande parte proveniente do curso de Pedagogia. Quase a totalidade dos alunos desempenhava atividade profissional antes de ingressar no mestrado e a maioria em regime de trabalho superior a 35 horas semanais, sendo a atividade mais representativa a docência de nível superior. Apenas uma minoria de alunos obteve bolsa de estudos durante a realização do curso. Os resultados obtidos sugerem que as variáveis que influem mais diretamente na retenção dos alunos nos cursos são aquelas relacionadas com a oferta de disciplinas obrigatórias e pré-requesitos durante o primeiro ano de estudos do aluno no curso, o regime de estudos, o sexo, o curso de graduação, a experiência profissional, a média de alunos matriculados no período, a relação hora professor/aluno e a média de títulos existentes na biblioteca dos cursos. As demais variáveis, embora tenham sua relevância, o seu efeito sobre a retenção é menor.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 1978 Cadernos de Pesquisa

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
a. Authors retain the copyright and grant the journal the right to first publication, with the paper simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution license that allows the sharing of the paper with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
b. Authors are authorized to assume additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (for example publishing in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
c. Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their paper on-line (for example in institutional repositories or on their personal page) at any moment before or during the editorial process, as this can generate productive changes, as well as increase the impact and citation of the published paper (See The Effect of Open Access).