Atitudes e níveis de realização observados em ex-alunos
Palavras-chave:
Estudos sociais, Escala de avaliação, Prática de ensino, AlunosResumo
O trabalho tem por objetivo trazer esclarecimentos sobre a validade das relações entre médias obtidas por indivíduos em situação escolar e níveis de realização pessoal apresentados posteriormente. O autor estuda em 1975, os níveis de realização pessoal e as atitudes sobre Estudos Sociais,verificadas em dois grupos de indivíduos que, durante o antigo curso ginasial (realizado entre 1962 e 1966), obtiveram as médias mais altas e mais baixas nesta área de estudos. Utiliza-se de questionário como instrumento de coleta de dados, recorrendo ao Teste de Qui 2 e ao Cálculo da Probabilidade Exata de Fisher a fim de estudar as relações entre as médias obtidas em Estudos Sociais e as variáveis consideradas mais significativas. Surge valorizada uma educação desenvolvida nos moldes dos Ginásios Vocacionais, isto é, onde às atividades práticas seja atribuída a mesma importância que às teóricas, fato que contribui para a realização satisfatória do indivíduo, tanto no sentido cultural como no sentido profissional, apesar de obter médias constantemente baixas numa determinada área de estudos ou disciplina. O trabalho se constitui num aprofundamento de determinados pontos já abordados pelo autor em pesquisa mais ampla, "Estudos Sociais: Opiniões e Atitudes de Ex-Alunos", publicada nesta mesma revista , nº 22, setembro de 1977.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 1978 Cadernos de Pesquisa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).