Alunos do ensino médio e atratividade da carreira docente no Brasil

Autores

  • Gisela Lobo B. P. Tartuce Fundação Carlos Chagas
  • Marina M. R. Nunes Fundação Carlos Chagas
  • Patrícia Cristina Albieri de Almeida Universidade Presbiteriana Mackenzie

Palavras-chave:

Formação de Professores, Profissionalização, Escolha Profissional, Professores.

Resumo

O artigo traz os resultados de pesquisa cujo objetivo foi investigar a atratividade da carreira docente no Brasil pela ótica de alunos concluintes do ensino médio, uma vez que se tem divulgado a perda de interesse pela opção profissional pelo magsitério por parte dos adolescentes. O estudo foi realizado em escolas públicas e particulares de cidades de grande ou médio porte das diferentes regiões do país. Os dados utilizados para as análises têm origem em duas fontes: questionário e grupos de discussão. Nos resultados, a rejeição à carreira docente é recorrente entre os jovens pesquisados. As justificativas dos estudantes para a falta de atratividade da carreira se relacionam à ausência de identificação pessoal com a docência, às condições sociais e financeiras de exercício da profissão, à própria experiência escolar dos alunos e à influência familiar.

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Publicado

31-08-2010

Como Citar

Tartuce, G. L. B. P., Nunes, M. M. R., & Almeida, P. C. A. de. (2010). Alunos do ensino médio e atratividade da carreira docente no Brasil. Cadernos De Pesquisa, 40(140), 445–477. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/172

Edição

Seção

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