Trabalho docente e modelos de formação: velhos e novos embates e representações

Autores

  • Elba Siqueira de Sá Barretto Fundação Carlos Chagas

Palavras-chave:

essores, Profissionalização, Formação Profissional

Resumo

Este texto se propõe a discutir o peso das representações relativas ao exercício da profissão docente e seu enraizamento histórico, à luz de pesquisas recentes sobre o trabalho dos professores da educação básica no país e a sua formação nos cursos de licenciatura e pedagogia, conferindo especial atenção ao período de criação dos sistemas de ensino, porque gerador de paradigmas que persistem na atualidade. Discute também a interseção de fatores que provocam mudanças no trabalho e na formação docente e implicam redefinições das características profissionais da sua atuação em vista das transformações da função social da escola na contemporaneidade. Para tanto, considera: o ingresso dos professores de origem popular no ensino superior e o caráter regressivo das políticas públicas; a exclusão social e as condições de educabilidade na escola que se universaliza; a nova clientela escolar e os padrões de relacionamento professor aluno. Esses padrões passam por recortes culturais e cognitivos que têm a ver com a atenção à diversidade, as alterações nas relações de poder entre as gerações e aos modos diversos e coetâneos de apropriação da cultura.

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Biografia do Autor

Elba Siqueira de Sá Barretto, Fundação Carlos Chagas

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Publicado

31-08-2010

Como Citar

Barretto, E. S. de S. (2010). Trabalho docente e modelos de formação: velhos e novos embates e representações. Cadernos De Pesquisa, 40(140), 427–443. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/170

Edição

Seção

Outros Temas

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