Um estudo da interação professor-aluno na 2ª série do 1º grau
Palavras-chave:
Relações professor-aluno, Leitura, Rendimento escolar, Ensino de 1º grauResumo
Este estudo procurou investigar a relação entre comportamentos de atenção dos alunos na sala de aula e o seu aproveitamento escolar em leitura. Duas classes da 2ª série do 1º grau, uma delas utilizando um método de ensino mais diretivo e a outra com um método menos diretivo, foram observadas uma vez por semana durante um período aproximado de dois meses. Os dados foram coletados através de um roteiro de observação previamente testado, utilizando o método de amostragem de ponto no tempo, de modo que foram coletadas cerca de 100 observações para cada aluno. Os resultados evidenciaram correlações negativas entre falta de atenção dos alunos nas tarefas e aproveitamento escolar em leitura. A comparação dos resultados das duas classes revelou que os alunos da classe de método menos diretivo eram mais desatentos mas tiveram maior progresso em leitura do que os alunos da classe de método mais diretivo.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 1979 Cadernos de Pesquisa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).