A criança-objeto na pesquisa psicológica
Palavras-chave:
Psicologia da criança, PesquisaResumo
Baseadas em levantamento de trabalhos publicados em revistas e teses existentes na biblioteca do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, as autoras analisam criticamente a produção acadêmica a respeito de crianças, na área de Psicologia. Mostram como as abordagens adotadas caracterizam-se, em geral, por não considerar a criança como um ser humano com subjetividade própria, tomando-a como uma entidade histórica, colocada em um contexto socioeconômico mal definido, julgando-a a partir de padrões da classe dominante, isolada de seu ambiente, seccionada em comportamentos e habilidades avaliados a partir de instrumentos questionáveis. Além disso, os autores raramente estão vinculados a programas de ação que poderiam colocar em questão as análises realizadasDownloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 1979 Cadernos de Pesquisa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).