Análise da situação da criatividade no ensino de adolescentes em uma cidade paulista

Autores

  • Alda Junqueira Marin

Palavras-chave:

Adolescência, Criatividade, Processo de ensino-aprendizagem, Formação de professores, Rio Claro

Resumo

O objetivo deste estudo foi verificar se a criatividade está sendo cogitada como integrante do processo de ensino-aprendizagem dos adolescentes e de que forma se realiza sua consecução e avaliação nesse processo, na cidade de Rio Claro, Estado de São Paulo. Pretendeu, ainda, analisar os dados em relação a variável de idade e formação do professor das várias áreas de ensino na escola de 1º e 2º graus. Trabalhou-se com amostra de professores de 5ª a 8ª séries do ensino de 1º grau e todo o ensino de 2º grau não profissionalizante no ano de 1974, quando ainda não havia sido implantada a reforma prevista pela lei 5.692/71. Os dados foram obtidos mediante uso de formulário. Os resultados indicam que: a criatividade é preocupação restrita entre os professores dos adolescentes, somando um total aproximado de 17%; as escolas todas apresentam tendência para ensino centrado em pensamento convergente, cognição e memorização, com porcentagens que variam de 50% até quase 100%, atuando de forma desequilibrada se considerarmos a formação integral do adolescente; as áreas de ensino se apresentam diferenciadas no que se refere aos objetivos; a idade e a formação dos professores não parecem ser fatores que interfiram na sua atuação; existe quase total incoerência entre os objetivos de criatividade selecionados e procedimentos usados para sua consecução; existe incoerência entre objetivos e procedimentos de avaliação, quando os objetivos são de criatividade.

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Biografia do Autor

Alda Junqueira Marin

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Publicado

30-11-1980

Como Citar

Marin, A. J. (1980). Análise da situação da criatividade no ensino de adolescentes em uma cidade paulista. Cadernos De Pesquisa, (35), 35–51. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1647

Edição

Seção

Artigos