Utilização da capacidade docente na Universidade de São Paulo
Palavras-chave:
Prática de ensino, USP, Pós-graduação, Carga docenteResumo
O objetivo deste trabalho é analisar a utilização da capacidade docente na Universidade de São Paulo. Um conceito de turma média efetiva é desenvolvido no trabalho. Comparação entre turma média efetiva e turma média teórica constitui a base de análise da utilização da capacidade docente na USP. Essas comparações são realizadas para todos os departamentos e escolas da Universidade. É possível verificar que a carga didática é distribuída de maneira bastante desigual na USP; alguns departamentos e escolas com cargas didáticas pesadas, enquanto outros apresentam evidências de excesso de capacidade. Possíveis razões para essa situação são sugeridas e discutidas.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).