Novas políticas educacionais para velhas escolas rurais: um estudo de caso no sertão do Piauí

Autores

  • Elba Siqueira de Sá Barretto

Palavras-chave:

Políticas educacionais, Piauí, EDURURAL, Qualidade do ensino, Recursos humanos, Relações pais-escola

Resumo

O estudo de caso realizado em 1981 no Piauí como parte da avaliação do Programa de Expansão e Melhoria do Ensino Rural - EDURURAL - financiado pelo MEC/BIRD, teve como principal escopo oferecer subsídios para uma apreciação acerca da qualidade da escolarização oferecida às crianças da área. A qualidade do ensino foi dimensionada através da natureza dos conteúdos ministrados em sala de aula, dos métodos empregados, dos recursos materiais e didáticos disponíveis, do preparo do professor e de suas condições de trabalho, da estrutura e funcionamento da escola e das condições de vida dos alunos. O pressuposto é de que tais fatores interferem decisivamente na probabilidade de sucesso ou fracasso do aluno na escola. Foi possível traçar a trajetória política do programa, desde a definição de suas prioridades até as relações da agência municipal com a esfera estadual e local, no que diz respeito às formas de atuação e de vínculo empregatício.

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Biografia do Autor

Elba Siqueira de Sá Barretto

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Publicado

31-08-1983

Como Citar

Barretto, E. S. de S. (1983). Novas políticas educacionais para velhas escolas rurais: um estudo de caso no sertão do Piauí. Cadernos De Pesquisa, (46), 23–49. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1498

Edição

Seção

Artigos