Terminalidade geral e continuidade de estudos de 2º grau: expectativas congruentes?

Autores

  • Maria Inês Fini Leite Vicentini
  • Mucio Camargo de Assis

Palavras-chave:

Estudantes egressos, Ensino de 2º grau, Mercado de trabalho

Resumo

O principal propósito desta pesquisa foi a verificação da correspondência entre as expectativas e necessidades dos alunos das escolas de 2º grau aos princípios de terminalidade geral e continuidade de estudos tais como apresentados pela doutrina da atual reforma de ensino. Adotou-se o paradigma proposto por Getzels para a abordagem da escola como sistema social onde se relacionam as dimensões normativas, representadas neste trabalho pelas expectativas dos professores e equipe técnica das escolas e a dimensão pessoal ou nível idiossincrático representada pelas expectativas e aspirações dos alunos. Envolve, portanto duas classes de fenômenos: uma a do nível no motético representado pelos papéis institucionais e outra, o nível idiossincrático representado pelas disposições de personalidade dos alunos. Todos os relacionamentos dentro do sistema (escola) estão inextricavelmente ligados à comunidade onde a escola está inserida, representada neste trabalho por empresários que em suas atividades utilizam mão-de-obra advinda das escolas de 2º grau. Os resultados obtidos nas quatro sub-populações permitem concluir pela incongruência entre as expectativas pessoais e institucionais e evidenciam que o aluno busca a escola de 2º grau basicamente como forma de realização pessoal e esta inclui a tendência acentuada à continuidade de estudos onde a terminalidade só aparece muito mais como condição para a continuidade e não como um fim em si mesmo. Trabalho desenvolvido com o apoio financeiro do INEP.

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Biografia do Autor

Maria Inês Fini Leite Vicentini

Mucio Camargo de Assis

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Publicado

31-05-1983

Como Citar

Vicentini, M. I. F. L., & Assis, M. C. de. (1983). Terminalidade geral e continuidade de estudos de 2º grau: expectativas congruentes?. Cadernos De Pesquisa, (45), 29–42. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1487

Edição

Seção

Artigos