Pesquisa educacional em crise: ontem, hoje - que caminho tomar?

Autores

  • Oyara Petersen Esteves

Palavras-chave:

Epistemologia, Pesquisa educacional, Conhecimentos

Resumo

O trabalho focaliza vários aspectos da "crise"com que hoje se depara a pesquisa educacional, salientando a falta de um critério, específico à educação, na escolha de problemas para estudo, a inadequação da metodologia empregada com maior freqüência e a natureza fragmentada, inutilidade mesmo, dos resultados apresentados e das sugestões formuladas. Historicamente falando, chegamos a esse estado de coisas pelo desejo ambicioso, ainda que sem base real, de fazer da educação uma "ciência positiva", apenas esquecendo de que nada é "positivo" nas vivências humanas - a não ser o fato de que é através delas que cada um de nós constrói e transforma sua experiência enquanto transforma, também, a própria realidade social que é onde começa e onde termina a aprendizagem humana. Nove questões são colocadas através de perguntas e respostas, sendo que a última considera o re-direcionamento da pesquisa em educação oferecendo uma série de proposições. A exposição tem um caráter ao mesmo tempo informativo e didático, pois visa a engajar o leitor num processo dialógico ou dialético de conhecer, fazendo um convite à reflexão crítica que hoje, mais do que nunca, se torna imprescindível à pesquisa no contexto da educação brasileira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Oyara Petersen Esteves

Downloads

Publicado

31-08-1984

Como Citar

Esteves, O. P. (1984). Pesquisa educacional em crise: ontem, hoje - que caminho tomar?. Cadernos De Pesquisa, (50), 3–14. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1441

Edição

Seção

Artigos