Ensino agrícola a nível de 2º grau: do discurso oficial à necessidade de conhecer a realidade
Palavras-chave:
Ensino agrícola, Formação profissional, Políticas educacionais, Qualificação profissionalResumo
Este artigo objetiva realizar uma breve retrospectiva histórica a respeito do ensino voltado à formação de profissionais para atuar na agricultura. Além disso, procura explicitar algumas das linhas norteadoras que definem a atual política do ensino agrícola a nível de 2º grau. Pretende-se,dessa forma, levantar as principais distorções existentes entre o discurso oficial e a realidade do modelo agrícola brasileiro. Sob essa ótica considerou-se necessário repensar o ensino técnico agrícola não apenas nos limites restritos à qualificação profissional, mas também como mais uma oportunidade a contribuir para o desenvolvimento político do adolescente, tornando-o conhecedor dos problemas sociais ligados à terra.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).