Repensando a prática de alfabetização: as idéias de Emilia Ferreiro na sala de aula
Resumo
Busco evidenciar, neste artigo - através da reflexão sobre fragmentos da minha prática como professora de crianças em uma favela de São Paulo - as profundas transformações possíveis na ação pedagógica do alfabetizador a partir da psicogênese da alfabetização formulada por Emilia Ferreiro e colaboradores Emilia Ferreiro é Doutora em Psicologia pela Universidade de Genebra (Tese orientada por Jean Piaget). Argentina nascimento, é atualmente professora titular do Centro de Investigação e Estudos Avançados do Instituto Politécnico Nacional no México. As idéias expressas neste artigo não se pretendem um guia, um manual, ou coisa que valha, para serem usadas por professores. Pelo contrário, se prpõem atrair a atenção dos educadores para a importância de cada professor construir para si mesmo uma compreensão do processo de alfabetização da criança. Compreensão que, esta sim, lhe sirva de guia para criar e recriar permanentemente a sua prática pedagógica.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).