Repensando a prática de alfabetização: as idéias de Emilia Ferreiro na sala de aula

Autores

  • Telma Weisz

Resumo

Busco evidenciar, neste artigo - através da reflexão sobre fragmentos da minha prática como professora de crianças em uma favela de São Paulo - as profundas transformações possíveis na ação pedagógica do alfabetizador a partir da psicogênese da alfabetização formulada por Emilia Ferreiro e colaboradores Emilia Ferreiro é Doutora em Psicologia pela Universidade de Genebra (Tese orientada por Jean Piaget). Argentina nascimento, é atualmente professora titular do Centro de Investigação e Estudos Avançados do Instituto Politécnico Nacional no México. As idéias expressas neste artigo não se pretendem um guia, um manual, ou coisa que valha, para serem usadas por professores. Pelo contrário, se prpõem atrair a atenção dos educadores para a importância de cada professor construir para si mesmo uma compreensão do processo de alfabetização da criança. Compreensão que, esta sim, lhe sirva de guia para criar e recriar permanentemente a sua prática pedagógica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

28-02-1985

Como Citar

Weisz, T. (1985). Repensando a prática de alfabetização: as idéias de Emilia Ferreiro na sala de aula. Cadernos De Pesquisa, (52), 115–119. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1369

Edição

Seção

Temas em Debate