A pesquisa na universidade e a educação da criança pequena
Resumo
A psicologia da criança tem se caracterizado, nas últimas décadas, como um corpo de conhecimentos extremamente fragmentado sobre aspectos isolados do desenvolvimento infantil (motor, percentual, cognitivo, afetivo, social, de linguagem, aprendizagem etc...). Além disso, tais pesquisas feitas com crianças fora de seu contexto familiar em ambientes estranhos, com adultos controlados por instruções precisas que muitas vezes bloqueiam seu comportamento espontâneo (Ferreira, 1985). Ademais, trata-se de investigações em geral feitas com uma população européia ou americana de classe média ou alta, com um predomínio de famílias nucleares, onde a mãe é basicamente que cuida da criança até ela ingressar na escola.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).