Organização pública e implementação de novas metodologias: o Projeto Alfa em Minas Gerais
Palavras-chave:
Programa Alfa, Metodologia, Evasão escolar, Secretaria da educação, Minas Gerais, Salário-educaçãoResumo
Este artigo analisa a implementação de um projeto pela Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais, em termos dos entraves que enfrentou e das modificações pelas quais passou ao longo de seu desenrolar. Dentre o conjunto de fatores que estimularam ou inibiram sua implementação, são analisadas as questões dos recursos disponíveis, da comunicação interna e interorganizacional, da interferência política, da estrutura burocrática e da disposição dos implementa dores face àquela política. Mostra também que, se tratando do setor educacional, esses aspectos ver-se-iam potencializados pela alta fragmentação das comunidades de especialistas, existência de poucos paradigmas sobre os quais há consenso, tecnologia soft, amplitude e ambigüidade de objetivos e baixa prioridade política efetiva. Tal falta de estruturação relativa afetaria a estabilidade da agenda do setor, deixando-a livre para ser alterada ao sabor de novos dirigentes, sem que realmente ocorressem mudanças significativas.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).