Produção da diferença: Educação escolar quilombola e as ciências sociais

Autores

  • Antonio Jorge Gonçalves Soares Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal (RN), Brasil; Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro (RJ), Brasil https://orcid.org/0000-0001-7769-9268
  • Kalyla Maroun Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro (RJ), Brasil https://orcid.org/0000-0001-6404-8132
  • David Gonçalves Soares Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói (RJ), Brasil https://orcid.org/0000-0002-4860-0529

Palavras-chave:

Educação Quilombola, Políticas Públicas, Currículo, Identidade

Resumo

O objetivo do artigo é refletir sobre o papel exercido pela antropologia na agenda política que resultou na instituição do sujeito de direitos nomeado como quilombola na Constituição Federal de 1988, bem como a pregnância da gramática antropológica e sua recontextualização na educação escolar quilombola. Como fontes, utilizamos os debates sobre a interação entre o campo antropológico com as instâncias governamentais, os movimentos sociais, as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola e a experiência etnográfica em um curso de formação de professores. Concluímos que as políticas públicas voltadas às comunidades quilombolas foram tributárias de um discurso centrado na etnicidade, a partir do protagonismo da antropologia na participação dessa agenda pública.

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Biografia do Autor

Antonio Jorge Gonçalves Soares, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal (RN), Brasil; Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro (RJ), Brasil

Doutor em Educação Física. Realizou estágio de pós-doutorado na Universidade do Porto-FADE-UP e na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). É Professor titular e pesquisador na Faculdade de Educação da UFRJ, vinculado à graduação e docente permanente do programa de pós-graduação em Educação (PPGE), na linha de pesquisa de políticas públicas e instituições educacionais. É colaborador no Programa de Educação Física na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).   

Kalyla Maroun, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro (RJ), Brasil

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Professora da UFRJ.

 

David Gonçalves Soares, Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói (RJ), Brasil

Doutor em Sociologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professor da UFF.

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Publicado

22-11-2024

Como Citar

Soares, A. J. G., Maroun, K., & Soares, D. G. (2024). Produção da diferença: Educação escolar quilombola e as ciências sociais. Cadernos De Pesquisa, 54, e11128. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/11128

Edição

Seção

Artigos