A produção sobre educação escolar indígena em teses e dissertações no Brasil

Autores

  • Marcineia Vieira de Almeida Santos Tupinambá Colégio Estadual Indígena Tupinambá de Acuípe de Baixo (Ceitab), Ilhéus (BA); Prefeitura Municipal de Canavieiras, Canavieiras (BA), Brasil https://orcid.org/0000-0001-7176-8218
  • Luana Costa Almeida Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos (SP), Brasil https://orcid.org/0000-0003-0664-6796

Palavras-chave:

Educação Escolar Indígena, Educação Indígena, Princípios Indígenas, Saberes Tradicionais

Resumo

Na busca por um olhar mais panorâmico sobre a educação escolar indígena como política educacional, este artigo apresenta os resultados da primeira etapa da pesquisa de doutorado, pautados na pesquisa bibliográfica, de abordagem qualitativa. Os resultados demonstram que há uma diversidade de subtemáticas sendo investigadas na educação escolar indígena e que os destaques envolvem os estudos sobre os princípios que a alicerçam, aspectos legais de implantação da escola indígena, a educação infantil indígena e a relação com os componentes curriculares.

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Biografia do Autor

Marcineia Vieira de Almeida Santos Tupinambá, Colégio Estadual Indígena Tupinambá de Acuípe de Baixo (Ceitab), Ilhéus (BA); Prefeitura Municipal de Canavieiras, Canavieiras (BA), Brasil

É indígena do Povo Tupinambá de Olivença, localizado no município de Ilhéus, sul do estado da Bahia. Pedagoga e Mestra  pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UFSC), Ilhéus/BA. Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos/SP. Possui experiência como professora e gestora em instituição escolar indígena. Atualmente é coordenadora pedagógica no Colégio Estadual Indígena Tupinambá de Acuípe de Baixo, em Ilhéus/BA e professora no município de Canavieiras/BA.

Luana Costa Almeida, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos (SP), Brasil

Professora adjunta do quadro efetivo da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) junto ao
Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas (DTPP). Doutora em Educação pela Universidade
Estadual de Campinas (Unicamp). Pesquisadora colaboradora no Laboratório de Observação e Estudos
Descritivos (LOED) da Faculdade de Educação da Unicamp e Coordenadora do grupo LOED/UFSCar.

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Publicado

25-10-2024

Como Citar

Santos Tupinambá, M. V. de A., & Almeida, L. C. (2024). A produção sobre educação escolar indígena em teses e dissertações no Brasil. Cadernos De Pesquisa, 54, e10855. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/10855

Edição

Seção

Artigos