Topografia da formação de professores de História na Amazônia brasileira

Autores

Palavras-chave:

Formação de Professores, Licenciatura, Ensino de História

Resumo

O artigo situa os cursos de licenciatura em História localizados na Amazônia, de modo a verificar como eles encaminham a formação de professores. Assume como referência os estudos topográficos, pois percebe os cursos como “terrenos”. O “terreno”, então, é entendido por meio de alguns dos elementos que o constituem: os projetos político-pedagógicos (PPPs) de 10 instituições de ensino superior, totalizando 13 campi, localizadas no Norte do Brasil; e os currículos Lattes, entendidos como documentos basilares da trajetória acadêmica dos 183 docentes dessas instituições. Os dados sugerem que a dimensão didático-pedagógica ocupa espaço diminuto na experiência e na prática dos docentes dos cursos analisados.

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Biografia do Autor

Mauro Cezar Coelho, Universidade Federal do Pará (UFPA), Belém (PA), Brasil

Tem doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo, mestrado em História Social da Cultura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e bacharelado História pela Universidade Federal Fluminense e licenciatura História pela Universidade Federal Fluminense.  Professor Adjunto da Universidade Federal do Pará, onde atua na Faculdade de História e no Programa de História Social da Amazônia. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Colonial e Ensino de História, atuando principalmente nos seguintes temas: amazônia colonial, história indígena e do indigenismo, história da ciência, história da educação e ensino de história.

Italo Luis Souza de Souza, Universidade Federal do Pará (UFPA), Belém (PA), Brasil

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em História Social da Amazônia, vinculado ao Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal do Pará. Realiza pesquisa financiada com bolsa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior  (Capes). É licenciado em História pela Universidade Federal do Pará (2022). Durante a graduação, integrou por três vezes o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica da Universidade Federal do Pará sob orientação do Prof. Dr. Mauro Cezar Coelho. É membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Professores e Relações Étnico-Raciais (Gera) da UFPA. Integra a comunidade ampla do Laboratório de Pesquisas em Teoria da História e Interdisciplinaridades (LAPETHI) da UFRRJ. Possui foco de pesquisa em Ensino de História, Formação de professores de História, Currículo de História e História Regional.

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Publicado

17-06-2024

Como Citar

Coelho, M. C., & Souza, I. L. S. de. (2024). Topografia da formação de professores de História na Amazônia brasileira. Cadernos De Pesquisa, 54, e10634. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/10634

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