Topografia da formação de professores de História na Amazônia brasileira

Autores

Palavras-chave:

Formação de Professores, Licenciatura, Ensino de História

Resumo

O artigo situa os cursos de licenciatura em História localizados na Amazônia, de modo a verificar como eles encaminham a formação de professores. Assume como referência os estudos topográficos, pois percebe os cursos como “terrenos”. O “terreno”, então, é entendido por meio de alguns dos elementos que o constituem: os projetos político-pedagógicos (PPPs) de 10 instituições de ensino superior, totalizando 13 campi, localizadas no Norte do Brasil; e os currículos Lattes, entendidos como documentos basilares da trajetória acadêmica dos 183 docentes dessas instituições. Os dados sugerem que a dimensão didático-pedagógica ocupa espaço diminuto na experiência e na prática dos docentes dos cursos analisados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mauro Cezar Coelho, Universidade Federal do Pará (UFPA), Belém (PA), Brasil

Tem doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo, mestrado em História Social da Cultura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e bacharelado História pela Universidade Federal Fluminense e licenciatura História pela Universidade Federal Fluminense.  Professor Adjunto da Universidade Federal do Pará, onde atua na Faculdade de História e no Programa de História Social da Amazônia. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Colonial e Ensino de História, atuando principalmente nos seguintes temas: amazônia colonial, história indígena e do indigenismo, história da ciência, história da educação e ensino de história.

Italo Luis Souza de Souza, Universidade Federal do Pará (UFPA), Belém (PA), Brasil

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em História Social da Amazônia, vinculado ao Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal do Pará. Realiza pesquisa financiada com bolsa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior  (Capes). É licenciado em História pela Universidade Federal do Pará (2022). Durante a graduação, integrou por três vezes o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica da Universidade Federal do Pará sob orientação do Prof. Dr. Mauro Cezar Coelho. É membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Professores e Relações Étnico-Raciais (Gera) da UFPA. Integra a comunidade ampla do Laboratório de Pesquisas em Teoria da História e Interdisciplinaridades (LAPETHI) da UFRRJ. Possui foco de pesquisa em Ensino de História, Formação de professores de História, Currículo de História e História Regional.

Referências

Acioli, A., & Oliveira, M. (2020). Instrumentos de avaliação de cursos: Indícios que definem a qualidade de um curso de graduação na perspectiva do Sinaes. Plurais – Revista Multidisciplinar, 5(1), 17-34. https://doi.org/10.29378/plurais.2447-9373.2020.v5.n1.17-34

Bakhtin, M. (1979). Marxismo e filosofia da linguagem. Hucitec.

Borges, M. C., Aquino, O. F., & Puentes, R. V. (2012). Formação de professores no Brasil: História, políticas e perspectivas. Revista HISTEDBR On-line, 11(42), 94-112. https://doi.org/10.20396/rho.v11i42.8639868

Caimi, F. E. (2006). Por que os alunos (não) aprendem História? Reflexões sobre ensino, aprendizagem e formação de professores de História. Tempo, 11(21), 17-32. http://www.scielo.br/pdf/tem/v11n21/v11n21a03.pdf

Cavalcanti, E. V. (2018). A história encastelada e o ensino encurralado: Reflexões sobre a formação docente dos professores de história. Educar em Revista, 34(72), 249-267. https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/60111

Cerri, L. F. (2014). A formação de professores de história no Brasil: Antecedentes e panorama atual. História, histórias, 1(2), 167-186. https://doi.org/10.26512/hh.v1i2.10730

Certeau, M. (1982). Operação historiográfica. In M. Certeau, A escrita da história (pp. 56-104). Forense Universitária.

Coelho, J. M., Júnior, Rolim, F. C., Neto, & Andrade, J. S. C. O. (2014). Topografia geral. EDUFRPE.

Coelho, M. C. (2021). “Decifra-me ou te devoro!”: Os desafios propostos pelas diretrizes curriculares nacionais para os cursos de formação de professores e as licenciaturas em História (2002-2019). Tempo e Argumento, 13(33), Artigo e0112. https://doi.org/10.5965/2175180313332021e0112

Coelho, M. C., & Coelho, W. N. B. (2018). As licenciaturas em história e a lei 10.639/03 – percursos de formação para o trato com a diferença? Educação em Revista, 34, Artigo e192224. http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/11343

Coelho, M. C., Vasconcelos, A. L. R., & Souza, I. L. S. (2022). O perfil e o sentido da formação de professores de História: Topografia de componentes curriculares de cursos em universidades públicas brasileiras (2002-2019). In W. N. B. Coelho, N. J. C. de Brito, B. G. Fortes, F. A. S. Cruz, M. S. da Conceição, Formação inicial e continuada de professores/as: Diálogos sobre relações étnico-raciais e escola (pp. 24-35). Bagai.

Estácio, L. S. S. (2017). A importância do currículo Lattes como ferramenta que representa a ciência, tecnologia e inovação no país. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, 22(2), 300-311. https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/1353

Fonseca, S. G. (2003). Didática e prática do ensino de história. Papirus.

Fundação Universidade Federal de Rondônia – Campus Porto Velho (UNIR). (2013). Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em História. UNIR. https://historia.unir.br/uploads/47474747/arquivos/PPC%20-%20Historia%20-%20Licenciatura.pdf

Fundação Universidade Federal do Tocantins – Campus Araguaína (UFT). (2009). Projeto Pedagógico do Curso de História. UFT. https://ww2.uft.edu.br/download/?d=ed355f88-e813-4eb9-b9a8-c5e67fab71b6;1.0:Projeto%20Pedag%C3%B3gico%20do%20curso%20de%20Licenc

Goodson, I. F. (1995). Currículo: Teoria e história. Vozes.

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). (2017). Instrumento de avaliação de cursos de graduação. Inep. https://download.inep.gov.br/educacao_superior/avaliacao_cursos_graduacao/instrumentos/2017/curso_reconhecimento.pdf

Miranda, S. R. (2007). Sob o signo da memória: Cultura escolar, saberes docentes e História ensinada. Editora da Unesp.

Monteiro, A. M. F. (2015). Aulas de história: Questões do/no tempo presente. Educar em Revista, (58), 165-182. https://doi.org/10.1590/0104-4060.42380

Parecer CNE/CES n. 492, de 3 de abril de 2001. (2001). Estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de Filosofia, História, Geografia, Serviço Social, Comunicação Social, Ciências Sociais, Letras, Biblioteconomia, Arquivologia e Museologia. Brasília, DF. http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES0492.pdf

Portaria Ministerial n. 2.051, de 9 de julho de 2004. (2004). Regulamenta os procedimentos de avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), instituído na Lei n. 10.861, de 14 de abril de 2004. Brasília, DF. http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/PORTARIA_2051.pdf

Resolução CNE/CES n. 13, de 13 de março de 2002. (2002). Estabelece as Diretrizes Curriculares para o curso de História. Brasília, DF. http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES132002.pdf

Ristoff, D., & Giolo, J. (2006). O Sinaes como Sistema. Revista Brasileira de Pós-Graduação, 3(6), 193-213. https://rbpg.capes.gov.br/rbpg/article/view/106

Silva, M. A. da, & Fonseca. S. G. (2010). Ensino de História hoje: Errâncias, conquistas e perdas. Revista Brasileira de História, 31(60), 13-33. https://doi.org/10.1590/S0102-01882010000200002

Silveira, M. C. A. (2019). Formação inicial de professores de História: Organizações curriculares e saberes constituintes [Dissertação de mestrado, Universidade Federal do Rio Grande]. Repositório da FURG. https://repositorio.furg.br/handle/1/8373

Universidade Estadual de Roraima (UERR). (2018). Projeto pedagógico do curso de História. UERR. https://www.uerr.edu.br/historia

Universidade Federal de Roraima (UFRR). (2012). Projeto pedagógico do curso de História. UFRR. http://ufrr.br/historia/index.php?option=com_phocadownload&view=category&download=50:ppp-curso-de-historia&id=2:resgimento&Itemid=201

Universidade Federal do Amapá – Campus Marco Zero (Unifap). (2017). Projeto Pedagógico do Curso de História. Unifap. https://www2.unifap.br/historia/files/2018/04/PPC-Licenciatura-2017.pdf

Universidade Federal do Amapá – Campus Oiapoque (Unifap). (2013). Projeto Pedagógico do Curso de História. Unifap. https://www2.unifap.br/historia-oiapoque/files/2019/10/PPC_Hist%C3%B3ria-Clique-para-fazer-o-download.pdf

Universidade Federal do Amazonas (UFAM). (2006). Projeto Pedagógico do Curso de História. UFAM. https://www.proeg.ufam.edu.br/ultimas-noticias/57-proeg/1167-ppc-do-curso-de-historia-licenciatura.html

Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa). (2017). Projeto Pedagógico do Curso de História. Ufopa. https://arquivos-producao.ufopa.edu.br/arquivos/2021241014497d380894d64323c9ff9e/PPC_CURSO_DE_LICENCIATURA_EM_HISTORIA_1.pdf

Universidade Federal do Pará – Campus Ananindeua (UFPA). (2012). Projeto Pedagógico do Curso de História. UFPA. https://drive.google.com/file/d/1eMHDTlAMqw-EDfvskZXiMgEc9y_PwO_I/view

Universidade Federal do Pará – Campus Belém (UFPA). (2012). Projeto Pedagógico do Curso de História. UFPA. http://historia.ufpa.br/images/PDF/Projeto-Pedagogico-Licenciatura-Histria.pdf

Universidade Federal do Pará – Campus Bragança (UFPA). (2017). Projeto Pedagógico do Curso de História. UFPA. https://www.campusbraganca.ufpa.br/index.php/curso-de-historia

Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará – Campus Marabá (Unifesspa). (2013). Projeto Pedagógico do Curso de História. Unifesspa. https://ich.unifesspa.edu.br/images/PPCs/PPC---Licenciatura-em-Historia.pdf

Veiga, I. P. A. (1994). Projeto político-pedagógico da escola: Uma construção possível. Papirus.

Veiga, L. K. A., Zanetti, M. A. Z., & Faggion, P. L. (2012). Fundamentos de topografia. UFPR.

Downloads

Publicado

17-06-2024

Como Citar

Coelho, M. C., & Souza, I. L. S. de. (2024). Topografia da formação de professores de História na Amazônia brasileira. Cadernos De Pesquisa, 54, e10634. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/10634

Edição

Seção

Artigos