Pessoas com deficiência e as cotas do Sisu: Mapeamento dos critérios de elegibilidade

Autores

Palavras-chave:

Sistema de Cotas, Pessoa com Deficiência, Ensino Superior, Sistema de Seleção Unificada – Sisu

Resumo

Esta pesquisa, exploratória e de análise documental, mapeou os critérios de elegibilidade à política de cotas do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), para estudantes com deficiência, estabelecidos por 62 universidades federais. Foram analisados os editais e os termos de adesão dos processos seletivos de 2019, a partir dos fundamentos do modelo social de deficiência, da Convenção sobre os direitos da pessoa com deficiência e da Lei Brasileira de Inclusão (LBI). Os resultados indicam que as normas se alinham ao modelo médico e desconsideram a concepção da Convenção e da LBI. Apesar de ser um processo unificado, há significativas diferenças nos critérios e exigências para a comprovação da deficiência em cada universidade, o que pode concorrer para a fragilização da política e da segurança jurídica aos candidatos.

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Biografia do Autor

Adriana Pagaime, Fundação Carlos Chagas (FCC), São Paulo (SP), Brasil

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo. Mestre em Distúrbios do Desenvolvimento pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Possui licenciatura plena em Pedagogia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2008). Atualmente, trabalha na Fundação Carlos Chagas (desde 2004).

Rosângela Gavioli Prieto, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo (SP), Brasil

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (2000), mestre em Educação Especial (Educação do indivíduo especial) pela Universidade Federal de São Carlos (1990) e graduada em Pedagogia, com habilitações em Educação do Deficiente, pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1981), em Administração Escolar pela Universidade de Guarulhos (1987) e em Psicologia pela Universidade de Guarulhos (1994). Atualmente, é professora doutora da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, onde foi chefe do Departamento de Administração Escolar e Economia da Educação (2009-2012).

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Publicado

13-06-2024

Como Citar

Pagaime, A., & Prieto, R. G. (2024). Pessoas com deficiência e as cotas do Sisu: Mapeamento dos critérios de elegibilidade. Cadernos De Pesquisa, 54, e10610. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/10610

Edição

Seção

Artigos