Escola pública em tempo integral: o PROFIC na rede estadual de São Paulo

Autores

  • Celso João Ferretti
  • Cláudia Pereira Vianna
  • Denise Trento Rebello de Souza

Palavras-chave:

Educação em Tempo Integral, Escolas Públicas, PROFIC

Resumo

Síntese de um extenso relatório, este artigo é um estudo sobre a implantação do PROFIC - Programa de Formação Integral da Criança na rede estadual de ensino em São Paulo. Além de um mapeamento amplo das escolas que implantaram o Programa, de 1986 até o primeiro semestre de 1988, realizou-se também um estudo em profundidade em duas dessas escolas.Os resultados indicam que o PROFIC assumiu características centralistas, tanto em sua formulação quanto na implantação; que o índice de adesão das escolas da rede foi baixo; que o processo de implantação foi precário, criando vários problemas para as escolas que o adotaram. A apropriação do projeto, pelas duas escolas estudadas em profundidade, foi fortemente influenciada pela história de cada uma delas, caracterizando-se por atitudes simultâneas de aceitação/rejeição de maneira que, embora formalmente presente, o PROFIC não se integrou às escolas.

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Biografia do Autor

Celso João Ferretti

Cláudia Pereira Vianna

Denise Trento Rebello de Souza

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Publicado

28-02-1991

Como Citar

Ferretti, C. J., Vianna, C. P., & Souza, D. T. R. de. (1991). Escola pública em tempo integral: o PROFIC na rede estadual de São Paulo. Cadernos De Pesquisa, (76), 5–17. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1049

Edição

Seção

Artigos