O debate Piaget/Vygotsky e as políticas educacionais
Palavras-chave:
Políticas Educacionais, Pedagogia Tradicional, Linguagem, PensamentoResumo
Para quem como nós está sempre caminhando na tensão entre a produção científica - a pesquisa - e a inserção esporádica ou sistemática a nível das políticas públicas, algumas questões referentes às teorias do desenvolvimento da criança se colocam como desafiadoras ou instigantes. E não poderia ser de outro modo, pelo menos no que tange àqueles que lidam com a educação infantil. Basta lembrar, por exemplo, que a partir da difusão da teoria e dos experimentos de Jean Piaget nas décadas de 50 e 60, chegamos aos anos 70, no Brasil com uma massa de propostas pedagógicas alternativas, como resposta para os problemas educacionais.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).