A obrigatoriedade do ensino segundo alunos de 7 a 14 anos: dever hipotético e dever moral

Autores

  • Yves de la Taille
  • Cristiane Marx Flor
  • Luciana Bittencour Fevorini

Palavras-chave:

Ensino de 1º Grau, Obrigatoriedade de Ensino, Desenvolvimento Moral

Resumo

Este artigo propõe-se dar a conhecer e analisar as interpretações que 100 alunos de 7 a 14 anos, de uma escola particular e uma estadual (SP), atribuem à obrigatoriedade do ensino escolar (o dever-estudar). A partir da diferença do caráter da obrigatoriedade entre as pedagogias tradicionais e renovadas, definimos duas possibilidades de compreensão do dever-estudar: como dever hipotético e dever moral. Através de entrevistas clínicas com as crianças, em torno de um dilema relativo ao tema, os resultados indicam uma quase unanimidade a favor do dever hipotético e uma opção dominante, entre os alunos da escola pública, pela sanção expiatória. Esses resultados levam à discussão das questões da heteronomia e autonomia intelectuais e das implicações do individualismo para a questão educacional.

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Biografia do Autor

Yves de la Taille

Cristiane Marx Flor

Luciana Bittencour Fevorini

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Publicado

31-08-1991

Como Citar

Taille, Y. de la, Flor, C. M., & Fevorini, L. B. (1991). A obrigatoriedade do ensino segundo alunos de 7 a 14 anos: dever hipotético e dever moral. Cadernos De Pesquisa, (78), 27–39. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1028

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