Perfil racial docente e a educação para relações étnico-raciais

Autores

Palavras-chave:

Relações Raciais, Educação para a Diversidade, Profissionais da Educação, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional

Resumo

Este artigo busca compreender se a presença de profissionais negras/os influencia na abordagem racial presente no projeto político pedagógico e nos planos de ensino de quatro escolas do município de São Paulo, sendo as duas com maior percentual de professoras/es brancas/os e as duas com maior percentual de professoras/es negras/os. Assim, por meio dos dados analisados, foi possível constatar que: (i) de maneira geral os documentos pedagógicos ainda não reconhecem a importância estrutural da questão racial; (ii) a presença de docentes negras/os pouco impacta a incorporação da temática nos projetos políticos pedagógicos; e (iii) o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana tem sido realizado por um grupo minoritário de docentes.

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Publicado

29-11-2023

Como Citar

Luz, F. C. da. (2023). Perfil racial docente e a educação para relações étnico-raciais. Cadernos De Pesquisa, 53, e10032. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/10032

Edição

Seção

Políticas Públicas, Avaliação e Gestão