Pesquisa em modelagem matemática no Brasil: a caminho de uma metacompreensão

Autores

  • Maria Aparecida Viggiani Bicudo Instituto de Geociências e Ciências Exatas da Universidade Estadual Paulista – Rio Claro
  • Tiago Emanuel Klüber Universidade Federal de Santa Catarina – Florianópolis

Palavras-chave:

Hermenêutica, Fenomenologia, Ensino de Matemática, Pesquisa Educacional

Resumo

Este estudo visou analisar as pesquisas em Modelagem Matemática na área da Educação Matemática no Brasil, investigando os trabalhos que adotam esse enfoque, publicados nos anais do 3º. Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, em 2007. A postura assumida é a fenomenológica, e as interpretações são pautadas no movimento hermenêutico, que aponta para uma metacompreensão do tema. Os núcleos de ideias emergem dos invariantes articulados no processo de efetuar convergências, como, por exemplo, a pesquisa que se centra prioritariamente nos modos pelos quais o professor trabalha tópicos de conteúdos matemáticos com o recurso da modelagem. Esse invariante elucidativo pode indicar fragilidades quando os pesquisadores permanecem apenas no "como fazer"; pode também indicar possibilidades de compreender concepções e sua conversão em práticas desenvolvidas em sala de aula.

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Biografia do Autor

Maria Aparecida Viggiani Bicudo, Instituto de Geociências e Ciências Exatas da Universidade Estadual Paulista – Rio Claro

Tiago Emanuel Klüber, Universidade Federal de Santa Catarina – Florianópolis

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Publicado

31-12-2011

Como Citar

Bicudo, M. A. V., & Klüber, T. E. (2011). Pesquisa em modelagem matemática no Brasil: a caminho de uma metacompreensão. Cadernos De Pesquisa, 41(144), 904–927. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/81

Edição

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