Uma análise da produção discursiva generificada no “Escola Sem Partido”

Autores

  • Melina Costa Lima Fraga Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Fundação Joaquim Nabuco, Recife (PE), Brasil http://orcid.org/0000-0002-0226-9842
  • Ana Paula Abrahamian de Souza Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Fundação Joaquim Nabuco, Recife (PE), Brasil http://orcid.org/0000-0002-4321-3458

Palavras-chave:

Gênero, Educação, Programa Escola Sem Partido, Ideologia

Resumo

Este estudo faz parte do campo discursivo dos estudos de gênero e baseia-se nas premissas de Foucault (2009) sobre “produção de verdades” e análise de discurso em uma perspectiva arqueogenealógica. Trata-se de um esforço analítico focado na rede de discursos da Escola Sem Partido, com o objetivo de compartilhar reflexões sobre as motivações do grupo, os conhecimentos envolvidos e os “efeitos de verdade” produzidos por ele. Com base no conceito de “lição”, consideramos que as afirmações marcadas pelo gênero (re) produzido pelo “movimento”, em interação com os sujeitos, causam processos de subjetivação da identidade. Observamos aqui que o sintagma “ideologia de gênero” constitui um poderoso dispositivo pedagógico usado pelos ideólogos da Escola Sem Partido como forma de produzir identidades heteronormatizadas.

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Publicado

04-08-2020

Como Citar

Fraga, M. C. L., & Souza, A. P. A. de. (2020). Uma análise da produção discursiva generificada no “Escola Sem Partido”. Cadernos De Pesquisa, 50(176), 375–395. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/7040

Edição

Seção

Artigos