Extensão como ferramenta de aproximação da universidade com o ensino médio

Loeste de Arruda-Barbosa, Márcia Cristina Sales, Iara Leão Luna de Souza, Alberone Ferreira Gondim-Sales, Gabiane Crisóstomo Nascimento da Silva, Mário Maciel de Lima-Júnior

Resumo


Este trabalho relata uma experiência de extensão universitária que teve como objetivo integrar e divulgar os cursos de saúde da Universidade Estadual de Roraima (UERR), com foco em estudantes que estão concluindo o ensino médio ou cursando cursinhos prévestibulares. Os estudantes convidados têm a oportunidade de conhecer mais sobre os cursos da saúde, os professores, os alunos, as carreiras e a estrutura da UERR, servindo como um espaço de orientação profissional. O evento contou com a participação dos cursos de Medicina, Enfermagem, Educação Física e Ciências Biológicas da UERR através de dez estações onde os visitantes poderiam conhecer um pouco mais sobre os cursos, disciplinas e matérias relacionadas à área de saúde e biológicas.

Extensão universitária, Ensino médio, Escolha profissional, Educação.

  

Extension programs as a tool to bridge the gap between university and high school

This paper describes a university extension project aimed to integrate and promote the health courses at the Universidade Estadual de Roraima (State University of Roraima -UERR), focusing on students who are completing high school or taking university entrance exams courses. Participating students have the opportunity to learn more about the health courses, teachers, students, careers and structure of UERR, as a space for professional guidance. Students from UERR's Medical, Nursing, Physical Education and Biological Sciences courses attended the event. There were ten stands where visitors could learn a little more about the courses, disciplines and subjects related to the health and biological areas.

University extension, High school, Professional choice, Education.  

 

Activités d’extension universitaire outil de rapprochement entre l’université et les lycées

Ce travail présente une expérience d’activités d’extension universitaire visant à intégrer et à diffuser les filières de la santé de l’Universidade Estadual de Roraima (UERR), auprès d’élèves de terminale ou de cours préparatoires. À l’occasion de ces activités, les élèves ont l’opportunité d’apprendre davantage sur les cours, les enseignants, les étudiants, les carrières ainsi que sur la structure de l’UERR. Ces activités fonctionnent comme espace de conseil en orientation professionnelle. Les cours de médecine, de soins infirmiers, d’éducation physique et de sciences biologiques de l’UERR ont adhéré à l’activité et dix lieux ont été aménagés permettant aux visiteurs de savoir un peu plus sur les cours, les disciplines et les sujets liés au domaine de la santé et aux sciences biologiques.

Extensión universitaire, École secondaire, Choix professionnel, Éducation.

 

Extensión como herramienta para acercar la universidad a la enseñanza secundaria

Este artículo expone una experiencia de extensión universitaria que tuvo como objetivo integrar y difundir los cursos de salud de la Universidad Estatal de Roraima (UERR), centrándose en los estudiantes que están terminando la enseñanza secundaria o haciendo cursos preuniversitarios. Los estudiantes invitados tienen la oportunidad de aprender más sobre los cursos de la salud, los profesores, los alumnos, las carreras y estructura de la UERR, sirviendo como un espacio de orientación profesional. El evento contó con la participación de los cursos de Medicina, Enfermería, Educación Física y Ciencias Biológicas de la UERR a través de diez estaciones donde los visitantes pudieron aprender un poco más sobre los cursos, asignaturas y temas relacionados con el área de salud y biología.

Extensión universitaria, Escuela secundaria, Elección profesional, Educación.


Palavras-chave


Extensão universitária, Ensino médio, Escolha profissional, Educação.

Texto completo:

PDF

Referências


AYRES, José Ricardo de Carvalho Mesquita. Extensão universitária: aprender fazendo, fazer aprendendo. Revista de Medicina, São Paulo, v. 94, n. 2, p. 75-80, out. 2015.

BENETTI, Pablo Cesar; SOUSA, Ana Inês; SOUZA, Maria Helena do Nascimento. Creditação da extensão universitária nos cursos de graduação: relato de experiência. Revista Brasileira de Extensão Universitária, v. 6, n. 1, p. 25-32, jan./jun. 2015.

CUNHA, Jacqueline Veneroso Alves da; NASCIMENTO, Eduardo Mendes; DURSO, Samuel de Oliveira. Razões e influências para a evasão universitária: um estudo com estudantes ingressantes nos cursos de ciências contábeis de Instituições Públicas Federais da região Sudeste. Advances in Scientific and Applied Accounting, v. 9, n. 2, p. 141-161, maio/ago. 2016.

DAVI, Eliza Vieira; AGUIAR, Lívia Mendonça; MAMEDE, Carla Cristine Neves. Feira de ciências agrárias de Monte Carmelo: relato de experiência de um projeto de extensão universitária com alunos do ensino médio. Revista Brasileira de Extensão Universitária, v. 8, n. 3, p. 185-192, set./dez. 2017.

DAVOK, Delsi Fries; BERNARD, Rosilane Pontes. Avaliação dos índices de evasão nos cursos de graduação da Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas, v. 21, n. 2, p. 503-522, jul. 2016.

DRZAL, Nicholas; ALAIMO, K.; HENNE, B.; PRINGLE, L.; JOSEPH, C.; DONOVAN, M. Michigan team Nutrition and Michigan State University Extension Healthy School Meal Training Model. Journal of the Academy of Nutrition and Dietetics, v. 118, n. 9, suppl., p. 65, set. 2018.

FALCÃO, Nádia Maciel; CALDAS, Edla Cristina Rodrigues. Diálogos sobre a escolha profissional: a aproximação entre o estudante da escola pública de ensino médio e a universidade. Revista Brasileira de Extensão Universitária, v. 9, n. 3, p.147-156, set./dez. 2018.

FIGUEIREDO, Wasley Pereira Santos; MOURA, Nathale Prates Ribeiro; TANAJURA, Diego Moura. Ações de pesquisa e extensão e atitudes científicas de estudantes da área da saúde. Arquivos de Ciências da Saúde, São José do Rio Preto, v. 23, n. 1, p. 47-51, mar. 2016.

FONCATTI, Guilherme; GALAFASSI, Camila; AUDI, Débora; ISQUERDO, Diego; UVALDO, Maria da Conceição; RINDEIKA, Milena; CALAZANS, Omar. Oficina de orientação profissional: construindo estratégias de intervenção para feira de profissões. Revista Brasileira de Orientação Profissional, Florianópolis, v. 17, n. 1, p. 103-113, jun. 2016.

FRACALOZZI, Nerielen Martins Neto. Educação para a carreira e interesses profissionais em estudantes do ensino médio regular e técnico. 2014. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2014. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59137/tde-22052014-200338/pt-br.php. Acesso em: 28 mar. 2019.

LEÃO, Geraldo; DAYRELL, Juarez Tarcísio; REIS, Juliana Batista dos. Juventude, projetos de vida e ensino médio. Educação & Sociedade, Campinas, v. 32, n. 117, p. 1067-1084, out./dez. 2011.

LEHMAN, Yvette Piha. University students in crisis: university dropout and professional re-selection Estudos de Psicologia, Campinas, v. 31, n. 1, p. 45-54, mar. 2014.

MALKI, Yara. A crise com o curso superior na realidade brasileira contemporânea: análise das demandas trazidas ao Núcleo de Orientação Profissional da USP. 2015. Tese (Doutorado em Psicologia Social) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47134/tde-29092015-172047/pt-br.php. Acesso em: 28 mar. 2019.

OLIVEIRA, Clarissa Tochetto de; SANTOS, Anelise Schaurich dos; DIAS, Ana Cristina Garcia. Expectativas de universitários sobre a universidade: sugestões para facilitar a adaptação acadêmica. Revista Brasileira de Orientação Profissional, Florianópolis,v. 17, n. 1, p. 43-53, jun. 2016.

RABELO, Marcella Oliveira; AMARAL, Fernando Ribeiro; RABELO, Daniel Filipe Oliveira; SOARES, Priscila Bernardina Miranda. O mutirão de prevenção ao câncer: um relato de experiência no âmbito da extensão universitária. Revista Intercâmbio, v. 7, p. 406-413, 2016.

RESENDE, Juliana Cavalcanti; ALVES, Rafael Bruno da Silveira; COUTINHO, Mayrla de Sousa; BRAGAGNOLI, Gerson; ARAÚJO, Cristina Ruan Ferreira de. Importância da iniciação científica e projetos de extensão para a graduação em medicina. Revista Brasileira de Ciências da Saúde, João Pessoa, v. 17, n. 1, p. 11-18, 2013.

RODRIGUES, Andréia Lilian Lima; PRATA, Michelle Santana; BATALHA, Taila Beatriz Silva; COSTA, Carmen Lúcia Neves do Amaral; PASSOS NETO, Irazano de Figueiredo. Contribuições da extensão universitária na sociedade. Cadernos de Graduação: Ciências Humanas e Sociais, v. 1, n. 16, p. 141-148, mar. 2013.

RORAIMA. Lei Complementar n. 091 de 10 novembro de 2005. Dispõe sobre a criação da Universidade Estadual de Roraima – UERR. Diário Oficial, Boa Vista, Roraima, 10 de nov. 2005. Disponível em: https://www.mpc.rr.gov.br/uploads/2013/09/04092013010502145_6.pdf. Acesso em: 28 mar. 2019.

RORAIMA. Lei n. 1207, de 31 de outubro de 2017. Diário Oficial do Estado de Roraima, ed. 3117, 09, p. 5, nov. 2017.

SANDES, Luiza Fernandes Fonseca; OLIVEIRA, Bruna Gonçalves; SOARES, Edrei Maia; COSTA, Marcos Túlio Silva; FERREIRA, Nathália Nunes. Cinema e educação médica: um relato de experiência através da extensão universitária com o cinemed. Revista Intercâmbio, v. 7, p. 88-495, 2016.

SANTOS, Bettina Steren dos; DAVOGLIO, Tárcia Rita; LETTNIN, Carla da Conceição; SPAGNOLO, Carla; NASCIMENTO, Lorena Machado do. Educação superior: processos motivacionais estudantis para a evasão e a permanência. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, v. 33, n. 1, p. 73-94, jan./abr. 2017.

SILVA, Maria do Socorro; VASCONCELOS, Simão Dias. Extensão universitária e formação profissional: avaliação da experiência das Ciências Biológicas na Universidade Federal de Pernambuco. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 17, n. 33. p. 119-136, jan./abr. 2006.

SILVA, Mariita Bertassoni da; FARIA, Rafaela Roman de; FOCHESATO, Isabel Cristina de Abreu. A orientação profissional (OP) como elo entre a universidade e a escola. Psicologia Argumento, Curitiba, v. 30, n. 68, nov. 2012.

SORIANO, Leonardo Araújo; DINIZ, Alex Luís Araujo; BASEIO, Maria Clara; PAULA, Jayter Silva de. Da saúde à extensão universitária: cursinho popular do PET-medicina, um projeto bem-sucedido na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto. Medicina, Ribeirão Preto, v. 49, n. 4, p. 388-392, nov. 2016.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE RORAIMA. Projeto pedagógico do curso de Bacharelado em Medicina. Resolução 061 de 05 de dezembro de 2017. Diário Oficinal do Estado, n. 3134, 6 dez. 2017.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO. Causas da evasão de alunos nos cursos de graduação presencial da UFPE. UFPE: Pró-reitora de Planejamento, Orçamentos e Finanças, 2016.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.