Transitando entre universidade e trabalho: trajetórias desiguais e políticas afirmativas

Autores

  • Nadya Araujo Guimarães Universidade de São Paulo (USP), São Paulo (SP), Brasil; Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap), São Paulo (SP), Brasil
  • Ana Carolina Andrada Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap), São Paulo (SP), Brasil
  • Monise Fernandes Picanço Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap), São Paulo (SP), Brasil

Palavras-chave:

Ações afirmativas, Análise longitudinal, Relações educação-trabalho, Brasil

Resumo

O artigo analisa o processo de transição entre o ensino superior e o mercado de trabalho realizado por graduados oriundos de instituição de alto prestígio, uma das pioneiras em programa de ação afi rmativa. Para tal, construiu-se um painel para acompanhar os percursos ocupacionais dos graduados das duas primeiras gerações do programa (ingressados em 2005 e 2006). O texto se compõe de quatro sessões, em que são apresentados o caso, a construção metodológica do painel, os resultados, sublinhando a diversidade das trajetórias e das chances de acesso a empregos de qualidade entre beneficiários, ou não, da política de inclusão, e os efeitos do programa sobre o destino ocupacional dos egressos.

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Biografia do Autor

Nadya Araujo Guimarães, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo (SP), Brasil; Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap), São Paulo (SP), Brasil

Mestre em Sociologia pela Universidade de Basilia (1974)

Doutora em Sociologia pela Universidad Nacional Autónoma de México (1983)

Livre Docente em Sociologia do Trabalho pela Universidade de São Paulo (2002)

Professora Titular em Sociologia do Trabalho, Universidade de Brasilia (2008)

Cargos docentes:

Professora do Departamento de Sociologia da Universidade de São Paulo (desde 1999)

Professora do Departamento de Sociologia da Universidade Federal da Bahia (1975 a1995)

Professora do Departamento de Ciências Sociais da Universidade de Brasilia (1971 a 1973)

Ana Carolina Andrada, Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap), São Paulo (SP), Brasil

Doutoranda em Sociologia, Universidade de São Paulo. Jovem Pesquisadora associada ao Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP).

Monise Fernandes Picanço, Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap), São Paulo (SP), Brasil

Doutora em Sociologia, Universidade de São Paulo. Pesquisadora associada ao Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP).

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Publicado

13-06-2019

Como Citar

Guimarães, N. A., Andrada, A. C., & Picanço, M. F. (2019). Transitando entre universidade e trabalho: trajetórias desiguais e políticas afirmativas. Cadernos De Pesquisa, 49(172), 284–310. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/6216

Edição

Seção

Artigos