Ingressar no ensino superior depois dos 23 anos: oportunidades e motivações

Autores

  • Catarina Mangas Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS); Observatório da Inclusão e Acessibilidade em Ação (iACT) do Centro Interdisciplinar em Ciências Sociais (CICS.NOVA); Centro de Estudos em Educação e Inovação (CI&DEI), Instituto Politécnico de Leiria, Leiria, Portugal http://orcid.org/0000-0003-0843-5861
  • Sara Lopes Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS ); Centro Interdisciplinar em Ciências Sociais (CICS.NOVA) do Instituto Politécnico de Leiria, Leiria, Portugal
  • Paula Ferreira Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS); Centro de Estudos em Educação e Inovação (CI&DEI), Instituto Politécnico de Leiria, Leiria, Portugal
  • Isabel Beato Instituto Politécnico de Leiria, Leiria, Portugal

Palavras-chave:

Acesso à educação superior, Educação de adultos, Oportunidades educacionais, Portugal

Resumo

O artigo pretende apresentar um estudo de caso, aplicado numa instituição pública portuguesa de ensino superior, que teve a intenção de caracterizar os estudantes que ingressaram nessa instituição a partir da prova de acesso para maiores de 23 anos, conhecer os motivos para o seu ingresso, bem como a sua perspetiva sobre esta forma de acesso ao ensino superior. Foi realizado um estudo de abordagem mista concretizado através de um inquérito por questionário respondido por 180 ex-estudantes. A aquisição de novos conhecimentos, a valorização pessoal e a mudança profissional são os motivos mais considerados para o acesso ao ensino superior. A leitura dos dados permite destacar a importância das políticas educativas para adultos, que, no caso português, são ainda escassas e localizadas, para a promoção de oportunidades de aprendizagem para todos.

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Biografia do Autor

Catarina Mangas, Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS); Observatório da Inclusão e Acessibilidade em Ação (iACT) do Centro Interdisciplinar em Ciências Sociais (CICS.NOVA); Centro de Estudos em Educação e Inovação (CI&DEI), Instituto Politécnico de Leiria, Leiria, Portugal

Catarina Mangas é doutorada em Ciências da Educação - Formação de Professores, mestre em Supervisão, especializada em Educação Especial, Domínio Cognitivo e Motor e licenciada em Ensino Básico - 1° Ciclo.
Atualmente é professora adjunta na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria, coordenadora do Observatório da Inclusão e Acessibilidade em Ação (iACT) do Centro Interdisciplinar em Ciências Sociais (CICS.NOVA), em que é membro integrado, e é membro colaborador do Centro de Estudos em Educação e Inovação (CI&DEI).
Tem lecionado diversas Unidades Curriculares, orientado trabalhos de investigação, apresentado comunicações em eventos científicos e escrito artigos nas áreas da Educação, Ciências da Linguagem e Comunicação, Inclusão e Acessibilidade.

Sara Lopes, Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS ); Centro Interdisciplinar em Ciências Sociais (CICS.NOVA) do Instituto Politécnico de Leiria, Leiria, Portugal

Licenciada (FCSH-UNL) e doutorada em antropologia (ISCTE-IUL). É professora adjunta na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria. É Coordenadora do Programa IPL 60+, Cocoordenadora do Mestrado em Intervenção para um Envelhecimento Ativo do IPLeiria. É investigadora associada do Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da Universidade Nova de Lisboa - CICS.NOVA.IPLEIRIA. A sua investigação tem cruzado as áreas da antropologia e da educação, da formação e aprendizagem ao longo da vida, das trajetórias sociais e empregabilidade social,  tem publicações em livros e revistas nacionais e internacionais.

Paula Ferreira, Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS); Centro de Estudos em Educação e Inovação (CI&DEI), Instituto Politécnico de Leiria, Leiria, Portugal

Licenciada em ensino de português e francês; pós-graduada em dificuldades de aprendizagem específicas (dislexia); mestre em Linguística Aplicada; Doutorada em Ciências da Linguagem com especialização em Linguística Aplicada. Autora de Manuais Escolares, Formadora. Autora e coautora de vários artigos científicos e participação em congressos nacionais e internacionais.

Isabel Beato, Instituto Politécnico de Leiria, Leiria, Portugal

Licenciada em Tradução (Português, Francês e Inglês); pós-graduada em Gestão de projetos em parceria; doutorada em Ciências da Educação (Educação de Adultos). Entre 1989 e 2014 foi professora no ensino secundário português e formadora num centro de formação profissional onde ficou responsável pela coordenação de ações de formação/jovens e adultos. Desde 2005 até a data colabora no Instituto Politécnico de Leiria como técnica superior nas seguintes áreas: desenvolvimento de projetos; conselheira educacional; marketing internacional, entre outros. Entre 2008 e 2012 coordenou o Centro Novas Oportunidades – Centro para o Reconhecimento e Validação de Competências de Adultos, onde identificava necessidades de formação com o objetivo de motivar para o prosseguimento de estudos. Neste âmbito publicou artigos acerca das diferentes motivações dos “maiores de 23 anos” que ingressam no ensino superior numa fase mais tardia da vida. Atualmente, além de formadora faz parte do grupo de coordenação da Rede IPLeiri@lumni, rede de antigos Estudantes do Politécnico de Leiria seguindo as carreiras pessoais e profissionais dos Alumni.

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Publicado

13-06-2019

Como Citar

Mangas, C., Lopes, S., Ferreira, P., & Beato, I. (2019). Ingressar no ensino superior depois dos 23 anos: oportunidades e motivações. Cadernos De Pesquisa, 49(172), 36–52. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/5943

Edição

Seção

Artigos