As muitas facetas da alfabetização

Autores

  • Magda Becker Soares

Palavras-chave:

, Processo de ensino-aprendizagem, Psicolingüística, Material didático, Formação de professores

Resumo

Considerando a multiplicidade de facetas do fenômeno alfabetização, o artigo discute algumas das principais perspectivas sob as quais esse fenômeno pode ser estudado, agrupando-as sob três categorias: o conceito de alfabetização, a natureza do processo de alfabetização (aspectos psicológico, psicolingüístico, sociolingüístico e propriamente lingüístico) e os condicionantes desse processo (pressupostos sociais, culturais e políticos). Apontam-se as implicações das diferentes perspectivas para os problemas de método, material didático, definição de pré-requisitos e formação do alfabetizador, e defende-se a necessidade de uma teoria coerente da alfabetização, que concilie resultados e integre estruturadamente estudos sobre as diferentes facetas do processo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Magda Becker Soares

Downloads

Publicado

28-02-1985

Como Citar

Soares, M. B. (1985). As muitas facetas da alfabetização. Cadernos De Pesquisa, (52), 19–24. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1358

Edição

Seção

Artigos