Política de ação afirmativa na pós-graduação: o caso das universidades públicas

Autores

Palavras-chave:

Ação Afirmativa, Ensino Superior, Pós-Graduação, Universidade Pública

Resumo

A pós-graduação brasileira é marcada por intensas desigualdades regionais, étnico-raciais e econômicas, o que ensejou a criação de ações afirmativas em prol de estudantes pertencentes a grupos dela historicamente excluídos. O artigo apresenta resultados do processo de criação de ações afirmativas em cursos de pós-graduação acadêmicos (mestrado e doutorado) de universidades públicas. A pesquisa baseou-se na análise dos editais de seleção de 2.763 programas de pós-graduação acadêmicos de universidades públicas divulgados de janeiro de 2002 a janeiro de 2018. Os dados coletados apontam para uma difusão significativa desse tipo de política nos últimos quatro anos, com 26,4% dos programas tendo algum tipo de ação afirmativa em janeiro de 2018.

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Biografia do Autor

Anna Carolina Venturini, Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap), São Paulo (SP), Brasil.

Pós-doutoranda vinculada ao Programa Internacional e Interdisciplinar de Pós-Doutorado (IPP) do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap) com a pesquisa sobre ação afirmativa na pós-graduação e padrões de mudança institucional. Doutora em Ciência Política (2019) pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), tendo realizado parte de sua pesquisa de doutoramento como pesquisadora visitante na Universidade de Harvard (EUA - 2017). Mestre em Direito do Estado (2014) e Bacharel em Direito (2010) pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP). Integrante do Afro - Núcleo de Pesquisa e Formação em Raça, Gênero e Justiça Racial coordenado pela Profa. Dra. Marcia Lima e do Núcleo Democracia e Ação Coletiva (NDAC) coordenado pelo Prof. Adrian Gurza Lavalle, ambos no Cebrap. Pesquisadora associada do Grupo de Estudos Multidisciplinares da Ação Afirmativa (GEMAA) do IESP/UERJ. 

João Feres Júnior, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro (RJ), Brasil.

ossui graduação em Ciências Sociais e mestrado em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (1988 e 1997) e mestrado e doutorado em Ciência Política pela City University of New York, Graduate Center (1998, 2003). Foi professor de ciência política do IUPERJ de 2003 a 2010 e da UNIRIO de 2010 a 2012. É professor associado de ciência política do Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP), da UERJ, onde atua desde 2010. É coordenador do GEMAA - Grupo de Estudos Multidisciplinares da Ação Afirmativa (http://gemaa.iesp.uerj.br/), do LEMEP - Laboratório de Estudos de Mídia e Esfera Pública -- no âmbito do qual implementa o projeto Manchetômetro --, e do Observatório do Legislativo Brasileiro (OLB). 

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Publicado

08-10-2020

Como Citar

Venturini, A. C., & Feres Júnior, J. (2020). Política de ação afirmativa na pós-graduação: o caso das universidades públicas. Cadernos De Pesquisa, 50(177), 882–909. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/7491

Edição

Seção

Artigos