A impertinente persistência do “racismo à brasileira” na educação

Autores

Resumo

Resenha de: BESERRA, Bernadete de L. R.; LAVERGNE, Rémi Fernand. Racismo e Educação no Brasil. Recife: UFPE, 2018. 161 p.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Giovani José da Silva, Universidade Federal do Amapá (Unifap), Macapá (AP), Brasil

Possui graduação (licenciatura) e mestrado em História pela UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, 1995; 2004), especialização em Antropologia: Teorias e Métodos pela UFMT (Universidade Federal de Mato Grosso, 2001), doutorado em História pela UFG (Universidade Federal de Goiás, 2009). Foi professor adjunto da UFMS (2009-2013) e atualmente, desde 2013, é professor adjunto da Unifap (Universidade Federal do Amapá), atuando nos Cursos de História, Direito, Licenciatura Intercultural Indígena, Pedagogia e no ProfHistória (Mestrado Profissional em Ensino de História). Foi pesquisador colaborador pleno do DAN (Departamento de Antropologia) e docente colaborador do Mestrado Profissional em Sustentabilidade junto a Terras e Povos Indígenas, da UnB (Universidade de Brasília), onde realizou estágio pós-doutoral em Antropologia (2012-2013), supervisionado pelo Prof. Dr. Stephen Grant Baines. Realizou, entre 2016 e 2017, segundo pós-doutorado (em História) na Universidade Federal Fluminense (UFF), sob a supervisão da Prof. Dra. Maria Regina Celestino de Almeida. É conselheiro e consultor da Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB) desde a 4ª. edição - 2012. Principais linhas de atuação em Ensino, Pesquisa e Extensão: Ensino de História; História dos Indígenas no Brasil e nas Américas; Antropologia.

Referências

BESERRA, Bernadete de L. R.; LAVERGNE, Rémi Fernand. Racismo e educação no Brasil. Recife: UFPE, 2018. 161 p.

Downloads

Publicado

18-11-2019

Como Citar

Silva, G. J. da. (2019). A impertinente persistência do “racismo à brasileira” na educação. Cadernos De Pesquisa, 50(175), 346–348. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/6921

Edição

Seção

Resenhas