Afetividade percebida e sentida: representações de alunos do ensino fundamental

Autores

Palavras-chave:

Representação, Afetividade, Experiências de Aprendizagem, Relações Interpessoais

Resumo

Afetos vividos por alunos no ambiente escolar infl uenciam o processo de aprendizagem. Buscou-se investigar como os estudantes percebem o ambiente da aprendizagem e quais os sentimentos envolvidos na relação com o aprender, bem como mensurar as diferenças de gênero. Participaram 312 alunos do 5º ano do ensino fundamental de três escolas municipais de cidade no interior de São Paulo. Foi aplicada a Técnica de Associação Livre de Palavras e os resultados evidenciam que os meninos têm sentimentos e percepções mais negativas relativas à escola e ao relacionamento com o professor. As meninas têm sentimentos mais positivos e os negativos são direcionados para si. A pesquisa colabora para o campo da formação de professores, ao discutir as relações entre afetividade e cognição.

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Biografia do Autor

Andréia Osti, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Rio Claro (SP), Brasil

PROFESSORA DO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA UNESP.

Membro do Grupo de Investigação "Cognição, Aprendizagem e Desempenho" (GICAD) vinculado a Universidade do Minho (Braga, Portugal) e da Associação para o Desenvolvimento da Investigação em Psicologia da Educação (ADIPSIEDUC - Portugal ).

 

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Publicado

31-12-2019

Como Citar

Osti, A., & Tassoni, E. C. M. (2019). Afetividade percebida e sentida: representações de alunos do ensino fundamental. Cadernos De Pesquisa, 49(174), 204–220. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/6575

Edição

Seção

Artigos