Formulação e implementação da ação afirmativa para pós-graduação do Museu Nacional

Autores

  • Anna Carolina Venturini Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – IESP/UERJ –, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

Palavras-chave:

Ação Afirmativa, Pós-graduação, Políticas Públicas, Museu Nacional

Resumo

O trabalho analisa a política de ação afirmativa instituída na pós-graduação em antropologia social do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro. O objetivo é contribuir com a literatura e analisar a formulação e a implementação das ações afirmativas para pós-graduação de uma perspectiva crítica. Destaca-se a importância da participação conjunta dos corpos discente e docente na elaboração e discussão da proposta, bem como o fato de se terem levado em consideração as barreiras enfrentadas por negros e indígenas no ingresso à pós-graduação e o papel do processo tradicional de seleção na manutenção desses obstáculos. Contudo, não se mostra suficiente que os programas apenas criem mecanismos para ingresso desses grupos na pós-graduação, sendo indispensável a formulação de políticas de permanência.

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Biografia do Autor

Anna Carolina Venturini, Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – IESP/UERJ –, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

Doutoranda em Ciência Política pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), com bolsa da FAPERJ. Pesquisadora Visitante (Visiting Fellow) na Harvard University. Pesquisadora associada do Grupo de Estudos Multidisciplinares da Ação Afirmativa do IESP-UERJ. Mestre em Direito do Estado pela Universidade de São Paulo (USP). Possui graduação em direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. 

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Publicado

06-12-2017

Como Citar

Venturini, A. C. (2017). Formulação e implementação da ação afirmativa para pós-graduação do Museu Nacional. Cadernos De Pesquisa, 47(166), 1292–1313. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/4438

Edição

Seção

Artigos