Injustiça, conflito e violência: um estudo de caso em escola pública de Recife

Autores

  • Alice Miriam Happ Botler Universidade Federal do Pernambuco – UFPE –, Recife, Pernambuco, Brasil e Grupo de Pesquisa Estudo das Organizações Educativas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq http://orcid.org/0000-0001-5654-3248

Palavras-chave:

Escolas, Violência, Conflito, Justiça

Resumo

O artigo apresenta resultados parciais de pesquisa com base em estudo de caso realizado em escola pública estadual de Recife (PE). Os dados evidenciam que os atores escolares fazem referência ao sentimento de injustiça, relacionando-o à redução do bem-estar, o que pode gerar conflitos e violências no espaço escolar. Foram entrevistados alunos do ensino médio, professores e gestores, de maneira informal, em intervalos entre aulas, visando a realizar essa atividade em seu ambiente natural, bem como evitando ferir princípios éticos da pesquisa. Também foram entrevistadas professoras e a diretora por meio de instrumento semiestruturado. O estudo conclui que a justiça no contexto escolar deve ser observada em sua pluridimensionalidade e a falta de clareza a seu respeito limita a capacidade de intervenção para sua minimização, levando os atores escolares, muitas vezes, a justificarem práticas injustas.

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Biografia do Autor

Alice Miriam Happ Botler, Universidade Federal do Pernambuco – UFPE –, Recife, Pernambuco, Brasil e Grupo de Pesquisa Estudo das Organizações Educativas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq

Programa de Pó-sgraduação em Educação

Departamento de Administração Escolar e Planejamento Educacional

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docencia

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Publicado

14-10-2016

Como Citar

Botler, A. M. H. (2016). Injustiça, conflito e violência: um estudo de caso em escola pública de Recife. Cadernos De Pesquisa, 46(161), 716–732. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/3676

Edição

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