Precarização do trabalho docente numa escola de rede privada do subúrbio carioca

Autores

  • Angela Cristina Fortes Iório Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
  • Isabel Alice Oswald Monteiro Lelis Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

Palavras-chave:

Professores, Condições de trabalho, Profissionalização, Escola privada

Resumo

O artigo aborda o trabalho docente a partir do recorte de uma pesquisa de mestrado realizada numa escola da rede privada do subúrbio carioca, que atende à nova classe média. Entrevistas com oito professoras do primeiro segmento do ensino fundamental da instituição e a observação do espaço da sala de professores foram as principais estratégias metodológicas usadas. Investigaram-se, particularmente, as condições de trabalho das professoras e como se processa o desenvolvimento profissional. Evidenciou-se a precarização do trabalho docente em função dos baixos salários, da intensificação das tarefas, da ausência de uma política de formação e de uma lógica organizacional que não favorece o partilhar dos saberes entre os professores. Além disso, essa lógica organizacional, fundada em dispositivos de regulação no cumprimento de prazos, de controle da prática docente e orientada por manuais pedagógicos e softwares educativos, compromete a autonomia das professoras e o desenvolvimento de um clima colaborativo.

 

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Biografia do Autor

Angela Cristina Fortes Iório, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

Doutoranda em Educação na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro(PUC-Rio), Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil; professora na Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC-RJ); pesquisadora da Rede Latinoamericana de Estudos sobre Trabalho Docente – Rede ESTRADO

Isabel Alice Oswald Monteiro Lelis, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

Professora do Departamento de Educação e coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre o Professor e o Ensino (GEPPE) da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

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Publicado

31-03-2015

Como Citar

Iório, A. C. F., & Lelis, I. A. O. M. (2015). Precarização do trabalho docente numa escola de rede privada do subúrbio carioca. Cadernos De Pesquisa, 45(155), 138–154. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/2815

Edição

Seção

Artigos