Crianças com crianças, aprendendo: interação social e construção cognitiva

Autores

  • Maria Lúcia Faria Moro

Palavras-chave:

Criança, Interação Social, Desenvolvimento Cognitivo

Resumo

Relatam-se aqui os resultados de três estudos sobre o papel da interação social na construção cognitiva em situação de aprendizagem operatória. Eles provêm da análise qualitativa das formas de interação social das crianças, e da participação de cada uma delas e do adulto em pequenos gruposde diferentes composições numéricas. Os sujeitos são alunos de pré-escola e de 1ª série do 1º grau de uma escola pública de Curitiba. Os resultados indicam: a) uma evolução das formas de interação em relação à idade dos sujeitos e à composição numérica dos grupos; b) uma seqüência predominante dessas formas de interação; c) uma relação entre algumas formas de interação e as peculiaridades das tarefas; d) a menor relevância de uma participação mais intensa, em comparação a uma participação qualitativamente melhor dos sujeitos para a solução das tarefas; e) modos de polarização da participação das crianças e formas de participação do adulto.

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Publicado

30-11-1991

Como Citar

Moro, M. L. F. (1991). Crianças com crianças, aprendendo: interação social e construção cognitiva. Cadernos De Pesquisa, (79), 31–43. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1014

Edição

Seção

Artigos