O gênero nas políticas públicas de educação no Brasil: 1988-2002

Autores

  • Cláudia Pereira Vianna Faculdade de Educação da USP
  • Sandra Unbehaum Fundação Carlos Chagas

Palavras-chave:

Políticas Educacionais, Relações de Gênero, Sexualidade, Diferença entre Sexos

Resumo

Orientado pela teoria das relações de gênero, este artigo examina as principais leis, planos e programas federais que especificam as diretrizes nacionais das políticas públicas de educação no Brasil. Entre os documentos privilegiados para análise destacam-se a Constituição Federal (CF/1988), a nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB/1996), o Plano Nacional de Educação (PNE/2001) e os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental (PCN/1997). Mostramos que adotar a ótica de gênero para a análise dessas políticas permite avaliar como elas podem facilitar ou dificultar a aquisição de padrões democráticos, uma vez que a política educacional não tem um papel neutro, dissociado de preconceitos, entre os quais destacamos o de gênero.

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Biografia do Autor

Cláudia Pereira Vianna, Faculdade de Educação da USP

Sandra Unbehaum, Fundação Carlos Chagas

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Publicado

30-04-2004

Como Citar

Vianna, C. P., & Unbehaum, S. (2004). O gênero nas políticas públicas de educação no Brasil: 1988-2002. Cadernos De Pesquisa, 34(121), 77–104. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/490

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